Qual melhor método de estudos?

Resultado de imagem para estudar

Qual melhor método de estudos?

Antes de conhecer os melhores hábitos de estudo, é importante que você saiba se você já tem um e se é eficaz. Tenha em mente que estudar exige disciplina e constância; é verdade que isso pode parecer chato, árduo e até mesmo todo um sacrifício, mas não é bem assim. Estudar não é uma atividade limitante nem inibi outras ocupações próprias de sua vida, já que em todo momento estamos estudando.

O processo de estudo não implica usar cadernos, livros, esferos e conceitos. O que analisar quando passas por uma rua, quando de contas o dinheiro para pagar algo ao responder por algo que te pediram implica um processo de aprendizagem prévia, que necessitou de um método; por isso é importante que você conheça uma forma eficaz de aprender.
Para determinar se você tem hábitos adequados de estudo, pergunte a si mesmo o seguinte:
Você gaste mais tempo em atividades de lazer e entretenimento que, no estudo , pelo contrário, organizar o tempo de forma tal que se dedique a estudar e a outros assuntos pessoais, de forma equilibrada?

Você tem um espaço exclusivo para estudar? O contas com os materiais necessários para realizar esta atividade?

Você motiva o estudo?
Observemos as possíveis respostas a estas perguntas.
Se você organizar seu tempo equilibradamente, parabéns!, você adquiriu o hábito de programação.

Esse hábito de estudo é fundamental para alcançar o sucesso. Consiste em distribuir o seu tempo de tal forma que você possa aproveitá-lo para realizar diferentes atividades, dedicando a cada um o tempo necessário, por exemplo, para estudar, jogar, ir ao cinema, ir nadar, entre muitas outras. A programação permite determinar o início e o fim de cada atividade e reduz a perda de tempo. Um conselho para fazer isso: cria e utiliza um formato em que se registrar com o uso de seu tempo atual; elabora um planejamento diário, semanal e mensal de suas ocupações; administre o seu tempo através de um horário diário, uma agenda semanal e um calendário mensal; por último, dirige e controla o seu tempo, com base em seu planejamento. De ti depende que o tempo te alcance, para estudar com sucesso e se divertir!

Se você conta com um espaço exclusivo para estudar e é bem organizado, muito bom!, você adquiriu o hábito de organização é a chave para ser bem sucedido no estudo. Esse hábito de estudo consiste em ordenar sua vida pessoal e a sua área de estudo. Levar uma saudável e adequada alimentação, dormir bem, fazer atividade física, exercitar a mente, desenvolver a auto-estima e realizar atividades sociais produtivas são exemplos de organização pessoal.

No que diz respeito à organização de sua área de estudo, esta deve ter com boa iluminação e ventilação, de preferência, estar longe de ruídos e distrações visuais que possam perturbar a concentração na hora de estudar; neste último ponto é fundamental controlar o uso da tv e o computador se estes aparelhos estão em seu quarto de estudo. O anime-se, mantenha limpo o lugar onde você estuda e deixa de lado a desordem! Isso facilita a sua concentração. 

Em relação com os materiais necessários e adequados para estudar, uma mesa, uma cadeira, um computador, um tablet, uma biblioteca e uma lixeira são indispensáveis. A estes se somam outros implementos de estudo, por exemplo, lápis, borracha, papel, etc. Tenha estes materiais sempre à mão, assim você não terá que interromper o estudo para ir buscá-los.

Se responde afirmativamente à terceira pergunta, isso significa que você tem o hábito de motivação, o que nos impulsiona e dirige a cumprir nossas metas com sucesso. Você tem motivos e incentivos para estudar? Os motivos são as razões pelas quais você está estudando, por exemplo, para se preparar para o futuro. Os incentivos são estímulos externos que mantém desperto o interesse pela atividade de estudar, por exemplo, para aprovar suas disciplinas com boas notas e conseguir uma bolsa de estudos. O Motívate pelo estudo, o que lhe trará muitos benefícios!

Se você é fácil se concentrar e manter a atenção na hora de estudar, então você adquiriu o hábito de concentração. Mas se você tiver problemas ao respeito, você pode recorrer a diferentes técnicas para melhorar, por exemplo, as figuras concêntricas e exercícios de memória. Um conselho: evite distrações e interrupções enquanto estuda, pois isso afeta a sua concentração.

A quinta pergunta se relaciona com o hábito de auto-controle Em que consiste? Em dominar os diferentes aspectos de sua vida pessoal e acadêmica. Na vida pessoal, esse hábito de estudo se manifesta no manejo das emoções, dos sentimentos e pensamentos, em levar uma vida saudável, saber estabelecer relações com os outros, pensar antes de agir, saber tomar decisões e executá-los com determinação e atitude positiva. No aspecto acadêmico, este hábito se manifesta no rendimento académico de sucesso, o que revela o cumprimento definido em relação com os deveres de estudo e com a programação do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *